Ações de socorro no desastre

BUSCA E SALVAMENTO

É realizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários, sempre que a população vir a necessitar ser socorrida e/ou salva mediante acionamento pela população ou comando do SCI.
Será realizado conforme a urgência da situação seguindo seu próprio Plano de Ação.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos

– Coordenador da COMDEC
– Efetivo de escala da Corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários.

• Materiais

– 01 Viatura – Corpo de Bombeiros Voluntários
– EPI’s Corpo de Bombeiros
– 02 Rádios da Defesa Civil
– 01 Viatura da Defesa Civil

PRIMEIROS SOCORROS ATENDIMENTO PRÊ-HOSPITALAR

Os primeiros socorros são realizados pelas equipes de Emergência:
– SAMU
– Ecosul
– Corpo de Bombeiros Voluntarios
– COMDEC.

As ações de resposta serão realizadas pelas equipes de acordo com seus planos de ação sempre que forem solicitadas pela população, ou pela COMDEC.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 01 Técnico de Enfermagem (SAMU)
– 01 Técnico de Enfermagem (Ecosul)
– 01 Condutor (SAMU)
– 01 Condutor (Ecosul)
– 01 Condutor de Veículos de Emergência da Defesa Civil
vContingente escalado do Corpo de Bombeiros Voluntários.

• Materiais
– 01 Viatura do SAMU
– 01 Unidade da Ecosul
– 08 Macas Rígidas

TENDIMENTO MÉDICO E CIRÚRGICO DE URGÊNCIA

O atendimento as vitima será realizado pelo Pronto Atendimento Municipal sempre da necessidade de atendimento de urgência que a população ou profissionais venham a necessitar, sempre seguindo seu próprio plano de ação. Caso haja a necessidade de mais profissionais a instituição deverá comunicar com urgência a COMDEC, a fim de solicitar mais profissionais e/ou recursos e encaminhar ao Pronto Socorro Municipal de Pelotas, referencia em alta complexidade do município.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 02 Clínicos Gerais
– 01 pediatra
– 02 Enfermeiros (Dia)
– 02 Enfermeiros (Noite)
– 08 Técnicos de Enfermagem

• Materiais
– 15 Leitos.
– 05 Leitos Pediátricos
– 02 Salas Cirúrgicas
– 01 Sala Recuperação (04 leitos)
– 01 Sala Politrauma (02 leitos)
– 03 Desfibrilador
– 02 Monitores Cardíaco
– 01 Aparelho de Raios-X
– 02 Ambulâncias cedida pelo Município.

– Contatos
– Pronto Atendimento Municipal
Telefone: (53) 32751102
Pronto Socorro Pelotas: (53) 32721522

EVACUAÇÃO

A evacuação é acionada sempre pelo Prefeito Municipal ou o Coordenador da COMDEC, sendo a evacuação das áreas afetadas sempre pelas principais ruas e avenidas a serem definidas de acordo com a magnitude do evento adverso, devendo ter ruas de saída e ruas de entrada das equipes de Salvamento e Resgate.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 20 voluntários da COMDEC
– 30 Servidores da Secretaria de Obras

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 02 Rádios Comunicadores moveis da Defesa Civil
– Telefones Celulares.
– 02 Ônibus das Empresas, Santa Silvana e Bosembecker
– 04 Ônibus da Prefeitura Municipal, 04 caminhoes

CADASTRAMENTO DE AFETADOS

O cadastramento é realizado pelos agentes da COMDEC, funcionários da Secretaria de Cidadania, sempre que alguma família vir a ser atingida por algum evento adverso, sempre verificando a necessidade e o grau de risco que a família se encontra, para isso, a Defesa Civil deve ser acompanhado por um Assistente Social a fim de elaboração de laudo de insuficiência financeira. Caso a família necessite de acompanhamento (Psicológico, saúde, odontológico, etc..), encaminhar aos seus devidos locais.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 10 voluntários da Defesa Civil
– 30 funcionários das Secretarias do Município
– 02 Assistentes Sociais

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– Rádios Comunicadores Móveis da Defesa Civil
– Telefones Celulares.
– 02 Computadores da Defesa Civil

ABRIGAMENTO

Em caso de desalojados serão incentivados a ocuparem vaga em domicilio de parentes, vizinhos, etc., havendo desalojados serão conduzidos para os seguintes locais de abrigo, previamente vistoriados e liberados pelo coordenador municipal ou seu representante.
As ações de abrigamento são realizadas pela COMDEC com apoio da Paróquia Santas Tecla, voluntários civis, equipe da Secretaria de Cidadania, Secretaria de Obras, e sempre que haver a necessidade de locação de alguma família, nos abrigos cadastrados pela COMDEC. Será realizado de forma ordenada, sempre realizando um prévio cadastro ao qual servirá para cálculos internos do abrigo, como: refeições, chamamentos de toque de recolher, etc..

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– Agentes de Defesa Civil
– Efetivo de escala da Corporação da Brigada Militar e mediante convocação do Comando da Brigada Militar.

• Materiais
– 03 abrigos
– Capacidade total 680 pessoas

• Ginásio de Esportes Municipal
Capacidade: 500 pessoas
Responsável: João Grek
Telefone: (53) 91372569
• Salão Paroquial Santa Tecla
Av. Narciso Silva nº 1490
Capacidade: 80 pessoas
Responsável: Padre Elpidio
Telefone: (53) 91255252

RECEBIMENTO, ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE DOAÇÕES

O recebimento, organização e distribuição são realizadas pela COMDEC, sempre que o município venha a receber ou adquirir doações para a distribuição. No ato do recebimento verificar a quantidade, se realmente foi à solicitada. Após realizar a organização a fim de realizar a entrega aos mais necessitados primeiramente, sempre cuidando para o correto preenchimento dos recibos de entrega, e laudo fotográfico.
A Secretaria de Obras e o Grupo de motoristas da prefeitura auxiliarão na logística do material.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 20 Agentes de Defesa Civil
– 10 Servidores Secretaria de Obras
– 10 servidores da Secretaria de Cidadania

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 10 Veículos das demais Secretarias
– Rádios Comunicadores Móveis da Defesa Civil
– Telefones Celulares.
– 01 Computador da Defesa Civil

MANEJO DOS MORTOS

O manejo dos mortos é realizado pela Policia Civil, sempre da constatação pelas equipes de resgate da ausência de sinais vitais. Seguirão seu próprio plano de ação para uma maior agilidade na identificação das vítimas.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– Efetivo de escala da Corporação da Polícia Civil e mediante convocação.

• Materiais
– 01 Viatura
– Telefones Celulares.
– 01 Computador
– Máquinas Fotográfica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *