Ações iniciais no desastre

Dimensionamento do Evento e da Necessidade de Recursos (Avaliação de danos)

O dimensionamento do evento será realizado e acompanhado deste a fase de Alerta pela COMDEC, sendo realizado levantamento fotográfico e mapeamento das áreas, ou seja, será realizada visualização de locais ao qual há necessidade de remoção de famílias, acompanhamento por agentes de saúde, acompanhamento psicológicos, levantamento de danos entre outros juntamente com os órgãos da administração as devidas ações buscando a normalidade o mais rápido possível.
O levantamento também será realizado pelas Secretarias Municipais, EMATER, Corsan e CEEE realizando um levantamento de todos os danos e prejuízos sofridos por cada um (a). Esse relatório deverá conter imagens dos danos com sua respectiva localização (endereço) conforme modelo de laudo fotográfico e orçamento para que sua situação volte à normalidade. Após deverá ser encaminhado a COMDEC em 5 dias após o incidente em duas vias e via e-mail.
Havendo a necessidade de recursos com urgência deverá ser contatado a COMDEC a fim de providenciar os devidos recursos as quais se caracterizam em ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 05 voluntários de Defesa Civil
– 02 Servidores Secretaria Educação
– 02 Servidores da Secretaria Obras
– 02 Servidores da Secretaria Cidadania
– 02 Servidores da Secretaria de Saúde
– 02 Servidores da Secretaria de Agricultura
– 02 Servidores do Departamento de Meio Ambiente
– 02 Servidores da CEEE
– 02 Servidores da Corsan
– 02 Servidores da EMATER.

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 02 Veículos das Obras
– 01 Veiculo da CEEE
– 01 Veiculo da Emater
– 01 Veiculo da Corsan
– 02Rádios Comunicadores Móveis da Defesa Civil
– 01 Rádio Comunicador Fixo da Defesa Civil
– Telefones Celulares.
– 02 Computadores da Defesa Civil

Instalação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI)

A instalação do posto de comando se dará sempre que haver a necessidade de ativação deste Plano de Contingência, sendo instalado pelo Prefeito ou Coordenador da COMDEC.
A instalação se dará com a convocação dos voluntários e responsáveis pelas entidades envolvidas no Plano de Contingência, a qual deverá se deslocar para o Posto de Comando seguindo sempre o organograma existente ou modificado conforme a magnitude do evento.
As entidades deverão ser acionadas e/ou mantendo seus recursos a disposição da COMDEC, para uma eventual necessidade.
O SCI ficará em atividade até que se estabeleça a normalidade na região.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– Coordenador da COMDEC
– Prefeito Municipal

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 02 Rádios Comunicadores Móveis.
– 01 Rádio Comunicador Fixo.
– Telefones Celulares.
– 03 Computadores

Procedimentos administrativos e legais decorrentes da situação de anormalidade (Decretação de S.E ou E.C.P e elaboração dos documentos)

Os procedimentos administrativos e legais são elaborados pelo coordenador da COMDEC e o Prefeito Municipal.
Os laudos obtidos das secretarias serão analisados pela COMDEC a qual verificará a necessidade de Decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, conforme Instrução Normativa nº 01, de 24 de agosto de 2012
Os dados devem ser coletados a todo o momento pelas equipes (Secretarias ou Órgãos) de Avaliação de Danos, sempre tendo o cuidado da elaboração de documentos detalhados como laudos fotográficos, laudos de danos e prejuízos, sendo esses públicos ou privados, tendo como prazo 5 dias para elaboração dos documentos e envio a COMDEC.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– Coordenador COMDEC
– Prefeito Municipal
– 02 Pessoas Secretaria de Administração.
– Voluntários da Defesa Civil

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– Rádios Comunicadores Móveis.
– 01 Rádio Comunicador Fixo.
– Telefones Celulares.
– 02 Computadores da Defesa Civil
– 01 Computador da Secretaria de Administração

Consolidação do Primeiro Relatório

A todo o momento agente da COMDEC colherão informações, juntamente com outros órgãos envolvidos neste plano, realizando relatório fotográfico com sua respectiva localidade georeferenciada preferencialmente. Após deverá ser encaminhada para a COMDEC a fim de incluir no FIDE.
Cada Relatório deverá conter no mínimo duas fotos, deverá ser elaborado separadamente outro relatório com os devidos valores para realização das ações, a qual busca a normalidade do local, ao qual a COMDEC irá se basear para cálculo do montante de prejuízos ocorridos no município.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 05 voluntários de COMDEC
– 02 Servidores Secretaria Educação
– 02 Servidores da Secretaria Obras
– 02 Servidores da Secretaria de Cidadania
– 02 Servidores da Secretaria de Saúde
– 02 Servidores da Secretaria de Agricultura
– 02 Servidores da CEEE
– 02 Servidores da Corsan
– 01 Servidor da Emater

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 02 Veículos das Secretarias
– 01 Veiculo da CEEE
– 01 Veiculo da Emater
– 01 Veiculo da Corsan
– 02 Rádios Comunicadores Móveis.
– 01 Rádio Comunicador Fixo.
– Telefones Celulares.
– 02 Computadores da Defesa Civil

Resposta

A coordenação da resposta na fase do desastre será realizada pela COMDEC sempre da necessidade de ativação deste Plano de Contingência ou que haja a necessidade de ajuda frente a um evento adverso de natureza Natural ou Tecnológica.
Deverá ser encaminhadas equipes de resgate dependendo da magnitude do evento, juntamente com equipes para realização de análise da área afetada. As vitimas deverão ser aconselhadas a irem para casa de parentes ou amigos, caso não possuam parentes ou amigos na cidade deverão ser removidas para abrigos, já os feridos serão encaminhados para hospitais pelas equipes de resgate. As pessoas portadoras de traumas psicológicos primeiramente serão atendidas pelos psicólogos da Defesa Civil e depois de enviados a Secretaria de Saúde – CAPS.
Deverão ser acionadas as equipes e instituições, conforme a necessidade relacionada pela COMDEC no momento da realização da cinemática local.

– Recursos Mínimos Necessários

• Humanos
– 05 voluntários de Defesa Civil
– 02 Servidores Secretaria Educação
– 02 Servidores da Secretaria Obras
– 02 Servidores da Secretaria de Cidadania
– 02 Servidores da Secretaria de Saúde
– 02 Servidores da Secretaria de Agricultura
– 02 Servidores do Departamento de Meio Ambiente
– 02 Servidores da CEEE
– 02 Servidores da Corsan
– 02 Servidores da EMATER.
– 02 pessoas da Ecosul

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 0 Computadores da Defesa Civil
– 01 Notebook
– 02 Veículos da Secretaria de Obras
– 01 Veiculo da CEEE
– 01 Veiculo da Emater
– 01 Veiculo da Corsan
– 02 Rádios Comunicadores Móveis da Defesa Civil
– Telefones Celulares.
– 01 Ambulância do SAMU
-01 Ambulância da Secretaria de Saúde

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