Atribuições do Coordenador da COMDEC ao ser acionado o plano e instalar o Sistema de Comando de Incidentes(SCI)

Ao ser acionado o SCI, imediatamente cabe ao comando executar as seguintes ações:

• Avaliar a situação preliminarmente e implantar as ações voltadas para segurança da operação e obtenção de informações, levando em consideração os procedimentos padronizados e planos existentes;
• Instalar formalmente o SCI (Sistema de Comando de Incidentes) e assumir formalmente a sua coordenação (via rádio, telefone, e-mail ou pessoalmente com as equipes envolvidas).
• Estabelecer um Posto de Coordenação e comunicar aos recursos e superiores envolvidos sobre sua localização.
• Estabelecer uma área de espera e designar um encarregado, comunicando aos recursos a caminho sobre o local.
• Verificar a aplicação do Plano de Contingência, programar ações e levando em consideração:

• Cenário identificado.
• Prioridades a serem preservadas.
• Metas a serem alcançadas.
• Recursos a serem utilizados (quem, o quê, onde quando, como e com que recursos).
• Organograma modular, flexível, porém claro.
• Canais de comunicação.
• Período Operacional (Horário de Início e Término).
• Solicitar ou dispensar recursos adicionais conforme a necessidade identificada no Plano.
• Verificar a necessidade de implementar instalações e definir áreas de trabalho.
• Verificar a necessidade de implementar funções do SCI para melhorar o gerenciamento.
• Iniciar o controle da operação no posto de comando, registrando as informações que chegam e saem do comando.
• Considerar a transferência do comando ou instalação do comando unificado, se necessário.
• Realizar uma avaliação da situação, verificando se as ações realizadas e em curso serão suficientes para lidar com a situação e, se necessário, iniciar a fase seguinte, elaborando um novo Plano de Ação antes do fim do período operacional que estabeleceu.

OPERAÇÕES E ATIVAÇÃO DESTE PLANO-ACIONAMENTO DAS AÇÕES

O Plano será ativado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas, pela ocorrência do evento adverso Inundação, Enxurradas e Alagamentos ou pela dimensão do impacto.

Autoridade para acionar

O Plano Municipal de Contingência poderá ser ativado pelo Prefeito Municipal ou pelo Coordenador da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil)

Procedimento – como acionar

Após a decisão formal de ativar o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil as seguintes medidas serão desencadeadas:
O Coordenador da COMDEC ativará o Plano de chamada, o posto de comando e a compilação das informações.
O posto de Comando será inicialmente junto à sala da Defesa Civil do município, de onde partirão as equipes para suas tarefas, podendo ser instalado em outro local a ser definido pelo comando para agilizar as atividades.
Os órgãos mobilizados ativarão os protocolos internos definidos de acordo com o nível da ativação (atenção, alerta, alarme, resposta).
Todas as ações devem ser coordenadas pelo COMDEC.

DESATIVAÇÃO DAS AÇÕES-ENCERRAMENTO DAS TAREFAS

Após reunião de análise o Prefeito Municipal ou o Coordenador da COMDEC poderão desmobilizar as ações e o Plano.
Deverá ser realizada reunião extraordinária após o encerramento das ações com todas as equipes envolvidas a fim de verificar as falhas, depois de corrigidas, deverá ser incluídas neste Plano de Contingência.

ATRIBUIÇÕES GERAIS DURANTE AS FASES DO DESASTRE

A resposta a ocorrências de Inundações, alagamento e enxurrada correlatos no município de Capão do Leão.

Será desenvolvida na fase de pré-desastre e no desastre propriamente dito.

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