Pré-desastre, identificação dos riscos

A identificação dos Riscos é realizada sempre na fase Prevenção, mas podendo ser realizada a qualquer momento, devido à evolução do risco, sendo executada pela COMDEC e pela Secretaria de Obras e Departamento de Meio Ambiente, que deverá designar algum técnico da área (Engenheiro ou Geólogo), para caracterização de um Risco e seu respectivo grau. Em função do mapeamento de áreas de riscos, caracterizar sempre o micro zoneamento das seguintes áreas:
– De preservação ambiental;
– De proteção ambiental;
– Não construção;
– Construção com restrições;
– Construção, em acordo com as posturas do código de obras municipal.

Após deve-se realizar estudos técnicos sempre levando em consideração o grau do risco e elaboração de croquis, ao qual deverá ser encaminhado a COMDEC a fim de inclusão no Mapa de Risco Municipal e neste plano de contingência.
As devidas áreas de risco deverão ser informadas a todos os membros do quadro de voluntários da Defesa Civil e os demais órgãos e entidades que integram este plano, para que sejam realizados seus respectivos trabalhos, por exemplo, a Secretaria de Educação com campanhas educativas de como agir frente a Eventos Adversos, Percepção de Risco e identificação de árias de risco com os alunos e encaminhados a COMDEC.
Departamento de Meio Ambiente com trabalhos de revitalização Ambiental nas áreas afetadas e vulneráveis a erosões em consequência das inundações, enxurradas e alagamentos.
A Secretaria de Obras deverá realizar o levantamento e trabalhos a normalização das atividades com segurança e encaminhados a COMDEC, e na medida do possível participar das reuniões.

 Recursos Mínimos Disponíveis

• Humanos
– 01 Engenheiro (Secretaria de Obras)
– 01 Geólogo (Departamento de Meio Ambiente)
– 02 pessoas (Defesa Civil)
– 01 pessoa (Secretaria de Educação)
– 01 pessoa (Secretaria de Obras)
– 01 pessoa (Secretaria de Saúde)

• Materiais
– 01 GPS do Departamento de Meio Ambiente
– 02 Computadores da Defesa Civil
– 01 Computador Departamento de Meio Ambiente
– 01 Computador Secretaria de Obras
– 01 Máquina Fotográfica da Defesa Civil
– 01 Viatura da Defesa Civil

Monitoramento

O Monitoramento é realizado em períodos de chuvas no Arroio Padre Doutor e São Pedro quando ultrapassem os 50 mm, através de verificação visual em intervalos de 20 minutos pela COMDEC e funcionários do Pronto Atendimento Municipal e Brigada Militar, que estão situados próximo ao local vulnerável.
Diariamente são realizadas pela COMDEC pesquisas meteorológicas, em:
– Pesquisa Sites de Meteorologia
– Pesquisa Site Defesa Civil
– Alertas recebidos da REDEC

A CORSAN realizará a medição no Arroio Padre Doutor e São Pedro e fará contato com a Defesa Civil do Município.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 01 pessoa CORSAN;
– 01 pessoa Defesa Civil.
• Materiais
– 01 Viatura CORSAN.
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 01 Planilha.
– 01 Rádio VHF

Alerta
O Alerta é dado pelo Coordenador da COMDEC ou Prefeito Municipal, sempre da possibilidade de alta carga Pluviométrica, ao qual será acompanhado pelos sites de Meteorologia, alertas recebidos da REDEC e verificação visual de pluviômetro local quando atingir 50 mm. Verificando tal situação deve se estabelecer contato com a equipe convocando-as para reunião e alertando-as da situação e sua possível evolução, o mesmo contato será mantido com os órgãos de resposta como o Corpo de Bombeiros Voluntários e demais órgãos envolvidos neste plano.
O Alerta é realizado por meio de telefone, e-mail, rádios comunicadores ou presencialmente, convocando os voluntários a comparecer a COMDEC para estabelecer e colocar este plano em ação, e assim dar prosseguimento na montagem do SCI, convocando as demais instituições.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– Coordenador da Defesa Civil.
– Prefeito Municipal.

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 02 Rádios Comunicadores Móveis.
– Telefones Celulares

ALARME

O Alarme é dado pelo Coordenador da COMDEC ou Prefeito Municipal, sempre que o nível das águas nos Arroios Padre Doutor e São Pedro atingirem a vazão máxima, ou seja, as águas começarem a colocar para fora da calha às margens da Avenida Narciso Silva.
O Acionamento se dará por meio de visita dos agentes de Defesa Civil a população, e através da mídia (Rádios), encaminhado e-mail com os dados do porque estão sendo dado o alerta, ou visita presencial a cada instituição por parte do COMDEC, ou podendo ser realizado por meio de telefone, email, rádios comunicadores, rádios locais ou presencialmente.
O Alarme será enviado também a REDEC e a SEDEC, havendo a necessidade de recursos será solicitada a Defesa Civil Estadual.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 10 Pessoas Defesas Civil.
– Prefeito Municipal.
– 01 pessoa da Rádio Comunitária América FM 87.9

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 02 Rádios Comunicadores Móveis.
– 01 Rádio Comunicador Fixo.
– Telefones Celulares
– 03 Computadores.

ACIONAMENTO DOS RECURSOS.

O Acionamento dos Recursos ficará a cargo do Coordenador da COMDEC ou do Prefeito Municipal sempre da necessidade, seja esses recursos humanos ou materiais. Esses recursos serão acionados via telefone, e-mail, radio comunicadores ou presencialmente, sendo que os acionados seguirão seus próprios planos de ação.
Caso haja a necessidade de solicitação de recursos, a COMDEC solicitará a Secretaria de Administração para que seja providenciada a respectiva compra ou contratação e após comunicar a COMDEC a fim de informar quais recursos foram contratados.
No ato do acionamento dos recursos deve-se comunicar a equipe de Mobilização e Deslocamento a fim de manter equipes preparadas para a realização da logística dos recursos.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– Coordenador da COMDEC
– Prefeito Municipal.

• Materiais
– 01 Viatura Defesa Civil.
– 02 Rádios Comunicadores Móveis da Defesa Civil
– Telefones Celulares
– 03 Computadores da Defesa Civil

MOBILIZAÇÃO E DESLOCAMENTO DOS RECURSOS

Será realizada pelo Coordenador da CONDEC sempre quando houver a necessidade da ativação deste plano, através de ligações, e-mails, ofícios ou presencialmente.
No ato do acionamento da Mobilização e Deslocamento as equipes dever estar atentas a quais locais foram solicitados tais recursos, e preenchimento de possíveis recibos de entrega dos recursos.

– Recursos Mínimos Previstos

• Humanos
– 10 Voluntários da Defesa Civil
– Coordenador da Defesa Civil
– 04 pessoas da Secretaria Obras
– 02 pessoas Secretaria de Administração.

• Materiais
– 01 Viatura COMDEC.
– 04 caminhões da Secretaria de Obras.
– 01 Veiculo da Secretaria de Administração
– 02 Rádios Comunicadores Móveis da Defesa Civil
– 01 Rádio Comunicador Fixo da Defesa Civil
– Telefones Celulares
– 01 Computador da Secretaria de Administração
– 01 Computadores da Defesa Civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *